Hoje vim falar um pouco das experiências que já tive como estagiária em algumas escolas. Ao longo do curso já fiz vários estágios:
Ensino Infantil - 1º Período
Ensino Fundamental - 4º ano
Ensino Fundamental - 1º ano(Turma de Alfabetização)
Em cada uma dessas turmas tive experiências, aprendizados e vivências diferentes.
Fiz meu estágio do Ensino Infantil, numa turma de 1º Período, na escola La Fontaine em Abril de 2017. Aqui os pequeninos têm 4 anos. O que mais me marcou nesse estágio foi o carinho e o respeito que elas demonstravam pelas professoras e comigo também. Percebi que nessa idade, a gente tem que dar muita atenção às necessidades de cada criança, pois cada uma tem suas particularidades: umas são mais atentas que as outras, umas mais desenvolvidas, outras mais retraídas, uma aprende em um ritmo, outra num ritmo mais lento. E o papel da professora é ajudar cada uma a se desenvolver como pessoa.
Um dos meus estágios do Ensino Fundamental, fiz numa turma de 4º ano, no Colégio Arnaldo, em Setembro de 2018. São crianças da faixa etária entre 8 e 9 anos. O que mais me marcou nesse estágio foi também o carinho e respeito que as crianças demonstravam pelas professoras e comigo. Percebi que nesse estágio as crianças já tinham mais autonomia, os conteúdos já são mais abrangentes, aprofundados.
O outro estágio que fiz no Ensino Fundamental, estou fazendo numa turma de 1º ano(Turma de Alfabetização). São crianças da faixa etária de 6 anos. Neste estágio tenho observado especialmente as dificuldades das crianças com a alfabetização, a maneira como elas se comportam em sala de aula, agora já tendo que levar mais a sério os estudos, substituindo a parte puramente lúdica pelo aprendizado de, por exemplo fazer letra cursiva, conhecer e lidar com numerais e operações mais básicas, introdução de conteúdos de História, Geografia, Português, Ciências, etc.
De tudo isso, o que eu posso resumir é: o aprendizado maior tem sido o meu, e eu só tenho a agradecer a cada um daqueles que me ajudaram ao longo dessa jornada.
Translate
Relacionamentos
Eu já falei isso aqui no meu blog diversas vezes e eu sei que posso parecer repetitiva, mas é um assunto que me dói, porque sinto que não so...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Tenho notado que tem pessoas que ainda acham que sou inferior por ser autista. Mas eu não me sinto e não me percebo inferior a ninguém, mas...
-
Mais uma experiência que eu tive de perder alguém tão próximo a mim, foi agora em Abril de 2025. Meu padrinho de Crisma foi hospitalizado no...
-
Hoje é um dia que eu queria trazer uma reflexão para todos: Autista não tem cara! Autista consegue sim fazer de tudo, se estiver ao lado de ...
Você arrasa Júlia!
ResponderExcluirNão sei se lembra de mim mas trabalhei no arnaldo enquanto você estagiava lá. Muito sucesso Júlia, abraços!
ResponderExcluir